Blog
O que é sextorsão?
A expressão sextorsão é um neologismo criado e baseado, originariamente, nas palavras inglesas sex e corruption.
Há notícias de que o termo foi primeira e oficialmente usado pelo FBI (Federal Bureau Investigation), em 2010, nos Estados Unidos, no caso de um hacker que teria chantageado diversas mulheres, ameaçando expor a intimidades daquelas, caso não vissem a atender exigências consistentes no envio de novas fotos nuas.
Em adaptação para a língua brasileira, no entanto, fez-se a combinação entre os termos sexo e extorsão – este último capitulado no artigo 158 de nosso Código Penal.
A terminologia indica o exercício de poder, de origem e forma criminosa, visando a obtenção de vantagem sexual, por parte do agente em relação a vítima.
Universo digital – a desnecessária e irresponsável exposição
A relação digital facilita a vida de todos e se tornou obrigatória para grande parte da população mundial.
Todavia, a ferramenta que facilita, igualmente pode ser o meio para a concretização de incontáveis problemas, inclusive de ordem sexual. Sobretudo para aqueles que utilizam a internet de maneira imprópria, expondo-se desnecessariamente.
É o caso, por exemplo, da troca de fotos e/ou vídeos pessoais de cunho sexual pela internet, os conhecidos nudes – termo inglês que ganhou popularidade e significa “sem roupa ou pelado”.
O vazamento de um nude ou mesmo a remessa deste a uma fonte não confiável, certamente poderá lhe fazer vítima dessa já não tão nova modalidade criminosa, conhecida atualmente como sextorsão.
Normalmente tudo tem início em conversas muito bem articuladas, as quais invariavelmente terminam em constrangimentos e graves ameaças de divulgação de imagens íntimas da vítima, caso a mesma não ceda à pressão do agente criminoso, que na verdade objetiva a obtenção de vantagens ilícitas para si ou para terceiros.
Tais vantagens por vezes visam e se motivam na vingança e/ou humilhação. Porém, quase sempre o interesse é de ordem estritamente financeira.
Cuidado e vigilância
No noticiário mundial há notícias de consequências extremas, inclusive o suicídio, decorrentes da sextorsão.
Desta forma, o alerta é no sentido de cuidado e vigilância, principalmente com as crianças e os adolescentes, ao utilizar a internet.
E, ao primeiro sinal de abuso, dentro dos moldes acima assinalados, que se busque ajuda na assessoria jurídica especializada em matéria criminal, a fim de denunciar os fatos às autoridades, uma vez que tudo que é realizado na internet deixa vestígios, sendo improvável esconder-se no anonimato.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre assuntos envolvendo a dinâmica jurídica dos negócios no Brasil.